Blog

Passes horizontais na frente da área (parte 1)

Por Italo Resende

Atualizado há 2 anos

O que o passe na frente da área pode gerar? 

Estes passes podem ser considerados passes de atração para a linha defensiva, já que a tendência é que a linha defensiva gire o quadril em direção à bola e tenha a atenção atraída pela bola. Com isso, os jogadores de ataque tendem a infiltrar no espaço utilizando este movimento de quadril/atração, sem que a defesa consiga ter tempo para controlar profundidade. 

Existem, basicamente, 2 formas de receber a bola na profundidade. 

A primeira delas, é a recepção feita pelo próprio jogador que fez o passe na horizontal. Neste caso, o fator de atração é menor do que no exemplo a seguir, porque o 3º homem pode sair de uma zona que fica ainda mais longe do campo visual de quem é responsável pela cobertura do espaço nas costas. 

Recepção feita pelo 3º homem 

Quando a recepção é realizada por um 3º homem, o fator de atração pode ser maior, porque os 2 primeiros jogadores envolvidos estarão no campo de visão dos defensores, o que pode gerar uma sensação de conforto; enquanto o terceiro jogador rompe no espaço. 

Vejam alguns exemplo abaixo: 

Outro aspecto importante 

Outro fator fundamental nesse tipo de situação é a velocidade de ação do jogador que recebe a bola na horizontal na frente da área. 

Como o jogador que está rompendo contra a última linha possui o constrangimento temporal da linha de impedimento, a ação de quem recebe deve ser em um tempo similar ou inferior ao momento de quem chega no espaço. 

Caso o passe seja mais rápido que o movimento, pode ser que o jogador da ruptura não tenha chegado no ponto ideal de encontro com a bola. 

Caso o receptor resolva dominar a bola, pode gerar mais atração, mas também pode fazer com que a bola seja demorada para ir à profundidade e o jogador a receba impedido. 

Por isso, é importante que os jogadores que recebam a bola neste espaçø frontal à área, tenham a percepção prévia do tempo necessário para o jogador (que vai fazer a corrida), atingir o ponto ideal para receber a bola. 

Angulação do passe em relação à possibilidade de finalização também vai ser importante para as chances de sucesso aumentarem, visto que um passe muito diagonal para fora pode dificultar a finalização no gol. 

Últimas

Notícias