Blog

Angulação de passe no futebol

Por Italo Resende

Atualizado há 2 anos

A angulação do passe influenciará diretamente na direção da corrida do adversário no campo de jogo. Como a velocidade está diretamente ligada com a quantidade de vezes que o jogador adversário troca de direção, em caso de uma angulação fechada de passe, a velocidade do adversário tende a ser menor, justamente porque ele vai precisar frear o movimento de corrida a ponto de ter que trocar de direção em uma angulação baixa, o que não acontece em passes com angulações maiores.  

No exemplo a seguir, existem 2 formas de a bola chegar no lateral direito. 

A primeira, é através de uma circulação simples, que pode favorecer a marcação no seguinte sentido: os marcadores tendem a estarem sempre atrás da linha da bola e a fazerem poucos movimentos de troca de direção, o que pode aumentar a velocidade do mesmo.  

Outro aspecto importante dessa angulação, é que pode pegar o receptor (lateral direito) a frente da linha da bola, o que aumenta a dificuldade de posicionar o corpo para enxergar as referências importantes para ele (bola, espaço, adversário e campo de ataque), devido ao sentido da origem da bola.  

Neste outro cenário, além de fazer os defensores olharem para o seu próprio gol e perderem a referência das costas para um futuro movimento do zagueiro, pode provocar um salto de um jogador pelas costas, aumentando o espaço disponível nesta região. 

Além disso, o defensor pode diminuir a velocidade, porque aumenta o número de vezes que troca de direção, até o destino “final”, que seria o passe no lateral. 

Pensando pela perspectiva do campo visual do lateral na recepção, ele teria várias referências importantes (mais do que no exemplo anterior) no mesmo campo visual, porque a bola vem de uma altura do campo mais próxima do gol adversário do que o jogador que a recebe. 

Vejam alguns exemplos abaixo: 

Então, em resumo: 

A angulação de passe é a base para o entendimento sobre a necessidade de criar a dinâmica de 3º homem. O 3º homem não é apenas a impossibilidade de passar a bola do 1º para o 2º homem. 

Quando esta dinâmica é intencional, a angulação de passe é usada para mexer com a movimentação dos adversários e com os espaços que esta movimentação gera nas costas. 

Muitas vezes, a angulação de passe faz com que os adversários se coloquem em posições que não favorece a cobertura de costas. 

Uma dessas posições, é quando ele se vira de frente para o próprio gol e perde a referência para o jogador que foi o 2º homem. 

Mesmo assim, existem situações que a angulação mais aberta pode indicar uma progressão no campo de jogo, se olharmos no sentido vertical, como no exemplo abaixo. 

Por mais que os jogadores, devido à proximidades da angulação para uma linha reta, possam ter a tendência de posicionar o corpo de costas, o salto do adversário pode caracterizar mais pressão nas costas. 

Últimas

Notícias